terça-feira, 16 de maio de 2006

TRANSFORMAÇÃO

A HUMANIDADE ESTÁ PAUTADA NO SOFRIMENTO. A RAIZ ESTÁ NA MORTE DE JESUS CRISTO - O GRANDE ELO DE REFERÊNCIA ENTRE O BEM E O MAL, O CERTO E O ERRADO

As dores santas nos assolam 2.006 anos depois de sanadas. Por serem históricas, difundidas à exaustão pela educação bucólica, avassaladora e irresponsável da comunidade cristã, com peso na Igreja Católica, continuamos aos prantos.

A população mundial continua afagando suas lágrimas em busca de consolo. Grande símbolo do sofrimento, o filho de Deus também é ícone da humanidade. Logo, as auguras é sinônimo de espelho. De caminho a se traçar. Coitado de Jesus Cristo na cruz. Malditos espinhos encravados em sua cabeça. Bendito o sangue que escorreu em sua testa, atrapalhando sua visão dos seguidores que ali ficaram, assistindo fielmente à carnificina.

Qual mãe não jogou na cara do filho que sofreu durante nove meses, ganhou estrias e varizes em função da gestação? Qual amigo não reclamou, insistentemente, sua desilusão com determinados assuntos, poderes e deveres? O sofrimento é pauta constante. É o que nos tange. A reclamação. A insatisfação.

A triste derradeira trajetória de Jesus é lembrada por séculos, milênios. Por outro lado, sua ressurreição é ofuscada. E este processo de renascimento, o subir aos céus, a vitória absoluta, hoje, não passa de algumas páginas ilustradas ou não. Não passa de ovos de chocolate. É mais fácil receber uma passada de mão na cabeça. É mais fácil lembrar do sangue. Culturalmente, é a referência, repito.

Mas, insisto, e a ressurreição? Se a vitória fosse o que, de fato, nos movesse, teria sido a evolução eminente? Este texto é um convite ao renascimento, ao sucesso. Não se trata de religião, mas de cultura, comportamento. Não deixe, nunca, que filho da puta nenhum passe a mão na sua cabeça. Erga-a. Horizonte florido, sempre. O sangue apodrece. A vida renasce. O amanhã é estar nas nuvens. Longe da cruz. E esta é a real referência.


* pra você, Walcyr