quarta-feira, 4 de maio de 2005

MANUAL DE ESTILO

É difícil ser uma pessoa refinada no Brasil, mas não é impossível. Como o primeiro de uma série de grandes serviços prestados ao bom senso do brasileiro, apresento dicas, assim, super-úteis para o leitor estar sempre sensual. Basta seguir as orientações para “causar” em qualquer lugar.


Com a chegada do inverno, ela está de volta às ruas. Figurinha batida da Consolação e outros lugares sofisticados, a gola rulê é básica, clássica. Dê sempre preferência para os modelos de linha e mais justos ao corpo. A cor da estação é a mostarda. Invista em peças com faixas coloridas na altura do peito. Uma ótima dica é dobrar por três vezes as pontas das mangas. Cria um aspecto rústico-elegante. Você estará pronto para esquiar em Aspen. Arrume suas malas e suma!


A escolha do sapato é algo fundamental. Combiná-lo com cor do cinto é absolutamente necessário. Para chamar atenção no pagode com feijoada do Consulado da Cerveja, separe um modelo caramelo. Bem claro. Você vai arrebatar o coração de qualquer gatinha com ensino fundamental “incompreto”.


O colete voltou com tudo. Mas deve-se usar com bastante cautela. A orientação dos estilistas do Armarinho Pelicano é acertar na camisa. Tudo deve estar em harmonia. Segundo Maria das Dores Silva, consultora de moda da loja, a camisa branca de botão com um colete estampado foi o último grito no casamento da irmã de Carla Perez. “Desabotoe os dois últimos botões [ela sugere os dourados]. Isso cria um look despojado e antenado”, disse.


Para você que fica com os bolsos cheios com a carteira, celular, chaves e outros apetrechos do homem moderno, arruinando com todo o desenho de sua calça de sarja branca de algodão egípcio geneticamente modificado, temos uma solução: pochete! Aposte em marcas de surf mesmo para usar com peças sociais. Nunca, mas nunca mesmo, deixe-a na frente. Coloque o acessório sempre do lado. Na bunda também é uma opção. Cuidado com os meliantes.


A gravata deve chamar mais atenção do que a roupa. Para quebrar o ar gélido do estilo social, invista em peças com bichinhos. As do Mickey e Pateta dominam a estação, mas as do Pernalonga e do Taz também são recomendadas. Você vai arrasar como auxiliar administrativo do Playcenter!


Tire seu óculos escuro da bolsa. O lugar dele é na testa. Sempre. Os modelos com lentes espelhadas são os mais marcantes. Cause. Ao entrar no elevador, por exemplo, grite: “Katinguelê na área!!!”. Taí um homem phynno, simpático...


Aposte nas bandanas. Não esqueça de combiná-la com a camisa. As peças devem estar em sintonia. O nó do tecido deve estar sempre na nuca e nunca na frente. Afinal você não é um indiano encantador de serpentes. Ignore perguntas como "se você tem câncer ou leucemia".


Já que você é um homem de status e ralou pra caralho para chegar aonde chegou, ostente. Afinal, você é o que aparenta ser. Coloque seu celular na cintura, sempre à mostra. Selecione um ringtone de alguma canção da moda. Algumas operadoras têm opções nacionais, como o hit "Festa no Apê”. Quando alguém te ligar, deixe tocar (as pessoas precisam reconhecer seu rigtone super moderno!), segundos depois, atenda e fale sempre alto. Preferencialmente em lugares lotados. Quanto mais gente souber que você tem um celular Nokia 2280, melhor! Sucesso.