quinta-feira, 26 de abril de 2007

RÁDIO PIRATA IN ÍNGRISH

A maravilhosa pronúncia de um locutor esforçado


As rádios piratas são deveras importantes para as comunidades que as sintonizam. São produções mambembes que, pela lei natural das coisas, deveriam focar as notícias locais. É o caso da dona Maria que deseja mandar um recado pro Tonho, lá do córrego Rola-bosta, por exemplo. A equipe, geralmente minúscula, é em sua maioria autodidata, que ama o que faz e não tem medo de arriscar. Sei por conhecimento de causa.

Depois de cobrir, ao vivo, uma eleição , Creiço, ainda estudante de jornalismo, foi convidado a preparar um programa para uma rádio pirata de Franco da Rocha, no interior de SP, hoje já oficializada. Eram três horas de programa, onde eu preparava a pauta, operava a mesa e xingava os ouvintes no ar. A atração chamava-se "TOCA-ME" (!!!) e ia ao ar aos sábados. Todas as vinhetas tinham conotação sexual.

Era um Gongados na rádio, acredite! Lembro-me, com muito carinho, da narração, ao vivo, do beijo da Sandy com o Guilherme Fontes na novela "Estrela Guia". Plus: participação por telefone dos ouvintes. Um desbunde de crise de risos no ar. Saudade. Muita saudade. Guardo as fitas com todo esmero.

Foi uma escola. Aprendi muito em um ano de programa ao conviver com gente batalhadora, destemida e que, acima de tudo, ignora o contra-cheque. Caso, por exemplo, do incrível locutor não identificado abaixo, que me deu um mix de pena, orgulho pelo esforço e gargalhadas contidas; ouça:



PS:. O vídeo com a grafia correta das palavras pode ser visto aqui