terça-feira, 25 de janeiro de 2005

A MALDITA TERCEIRA IDADE

O dia começou bem. Fui escalado de última hora, através de uma ligação demoníaca, para cobrir a visita do ministro da Previdência, Amir Lando, na sede o Sindicato Nacional dos Aposentados. E cedo. Em pleno feriado prolongado. Além do empurra-empurra e um assunto chato, arrastado e as promessas utópicas de sempre, Creiço ainda teve de encarar o showzinho de uma dupla "da terra" cantando sucessos de Altemar Dutra e Nelson Gonçalves. Velhos se esfregando no mini baile improvisado também contribuíram para o meu desespero. Depois de um social sofrível, fui embora. Missão cumprida.


- Sá e Guarabira... ai, que jóia!


Eis que entro numa vidraçaria. Quero colocar um espelho bem grande na porta do banheiro. Começo a conversa com o velho japa do estabelecimento:

- Boa tarde. Comprei um espelho imenso, de 1m50 x 75cm e minha gata quebrou. A moldura está intacta. Só quebrou o espelho. O senhor gostaria de ficar com a moldura e me dar um desconto num espelho simples, sem moldura, a ser instalado?!
- Não.
- Ok, então quanto fica um espelho simples, 1m x 50 cm, sem moldura?
- Depende do espelho.
- Um espelho simples senhor, de 1m x 50 cm, sem moldura.
- Tem de saber qual?
- Um espelho simples senhor, de 1m x 50 cm, sem moldura.
- É preciso fazer o orçamento.
- Estou aqui tentando fazer isso. Preciso de um espelho simples , de 1m x 50 cm, sem moldura. Quanto fica?!
- Garoto, se você entra na loja para comprar um terno, há ternos de váaaarios preços e tamanhos.
- Vem cá, tio, vc TEM O SACO CAÍDO?
[A recepcionista arregala os olhos. O velho faz cara de quem não está entendo nada. Creiço continua gritando]
- MAS QUE DESGRAÇA! JÁ FALEI 10 VEZES O QUE EU QUERO E O SENHOR FICA EMBAÇANDO, CARALHO! SABE PORQUE O SENHOR ESTÁ AÍ DETRÁS DESSE BALCÃO COM SEUS 60 ANOS DE IDADE E NÃO CONSTRUIU NADA NA VIDA?! PORQUE O SENHOR É BURRO PRA PESTE. VAI APRENDER A GANHAR DINHEIRO, SEU PORRA!

[o velho balbucia algumas palavras (?) incompreensíveis. Creiço sai da loja vingado]