quarta-feira, 21 de novembro de 2007

TRAIU O PORTUGUÊS
ANGELA DETETIVE DEVERIA
INVESTIGAR A GRAMÁTICA


... assim como seu cabeleireiro e figurinista

Estamos de olho, dona Angela Detetive. A gente só quer ajudar. Mas pôxa, francamente, a senhora é uma apresentadora de televisão, oras. Do quadro “Infidelidade”, do SuperPop!, da Luciana Gimenez – a primeira dama da classe média televisiva brasileira.

E a senhora vai, muito dignamente, sem culpa, de salto agulha, em horário nobre, e me come TODOS OS PLURAIS?! E ainda me faz a conjugação verbal de sobremesa?! Engoliu tudo, dona Angela Detetive!

Você está traindo o português, dona Angela Detetive. E nem precisa de investigação! “Até us morto sabe”. Tudo bem, eu sei que a senhora nasceu em Barcelona e veio adolescente para o Brasil, o que poderia "justificar" suas falhas gramaticais. Mas não vai usar a mesma desculpa da chefe, né?! Você perde o emprego - seu bico na TV, Angela Detetive. A vida não é tão ingrata para quem estuda.

E o seu ex-marido? Aquele que você “investigou com as colega” e que virou seu PHD em investigação... o início de tudo! Ele “tah se vinganu docê, dona Maria!” Tu falando errado, ao vivo, e ele ainda aproveita e vê que a vovó-marota passou a adotar o ‘cabelo abortado por Ana Maria Braga Nº 58’. Assim se “perde a confiança e o respeito mútu”, Angela Detetive. Assim é caso encerrado.

* dedicado aos leitores Clovis e Luiz Fernando